Basquete

O Basquetebol foi criado em 1891 nos Estados Unidos, por um professor de Educação Física chamado James Naismith. O esporte sofreu diversas adaptações em seu início, tais como mudanças nas cestas, bola, aros e regras em geral.

No Brasil, o norte-americano Augusto Shaw foi quem introduziu o esporte. Em 1894, Shaw recebeu um convite para lecionar no Mackenzie College, em São Paulo, e na bagagem, além dos livros, trouxe uma bola de basquete. Somente em 1896 o professor Shaw conseguiu montar a primeira equipe de basquete do Brasil.

Atualmente, o esporte é praticado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, tendo mais de 170 países afiliados a FIBA (Federação Internacional de Basquete). No Brasil, o Basquete é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades.

Por ser uma atividade dinâmica, o basquete envolve uma série de benefícios à saúde, além de ser uma ótima maneira de manter a forma. Como em quase todos os esportes, estimula a perda calórica e melhora o sistema cardiorrespiratório, dependendo da intensidade e tempo de duração de uma partida ou treino. Em relação a musculatura do corpo, há principalmente um fortalecimento de abdômen, braços e pernas devido aos constantes saltos, arremessos e deslocamentos.

Para praticar basquete, o Clube conta com uma quadra na Sede Campestre; uma quadra coberta e iluminada na Sede Vergueiro; e duas quadras de trinca (uma aberta e uma coberta), ambas iluminadas também na Sede Vergueiro.

Durante o ano, o clube organiza torneios de trinca de basquete, infantil, adulto e veteranos. Fique ligado na programação.

Atualmente o Clube também conta com o serviço da Escolinha de Basquete, são diversos horários e turmas, para mais informações, entre em contato com a secretaria pelo fone: (54) 99653-6298

Solicite fazer parte dos grupos de basquete do clube no WhatsApp com o Coordenador Márcio.

Márcio Balbinotti – (54) 99981-8000.