Jiu-jitsu

O Jiu-Jitsu brasileiro ou, lá fora, o Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ (grafado também como jujitsu ou jujutsu) é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo. Literalmente,  em japonês signfica “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”. Daí seu sinônimo literal, “arte suave”.

A criação se deu pelo fato de que, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai poderia acabar sem suas espadas ou lanças, necessitando, então, de um método de defesa sem armas. Como os golpes traumáticos não se mostravam suficientes no ambiente de luta, já que os samurais vestiam armaduras, as quedas e torções começaram a ganhar espaço pela sua eficiência. O Jiu-Jitsu, assim, nasce de sua contraposição ao kenjitsu e outras artes ditas rígidas, em que os combatentes portavam espadas ou outras armas.

Os benefícios do jiu-jitsu são inúmeros. Podemos citar, a melhora do sistema cardiorrespiratório, da atenção, do bem-estar, além da diminuição do estresse, o emagrecimento e a defesa pessoal.

O Clube conta com aulas de jiu-jitsu nos seguintes dias e horários:

Terças e quintas – 12h às 13h;

Terças e quintas – 19h às 20h.

O Departamento de jiu-jitsu também organiza periodicamente Exames de Faixas e competições.

O contato para inscrição nas aulas deve ser feito pela secretaria do Clube.