O Clube

  • MISSÃO

    Ser um clube de referência em lazer e bem-estar para os associados.

  • VISÃO

    Proporcionar serviços de lazer e bem-estar com qualidade, gerando satisfação e paixão pelo clube.

  • VALORES

    • Ética
    • Compromisso
    • Responsabilidade
    • Respeito
    • Honestidade
    • Vontade de crescer
    • Valorização do respeito humano
    • Transparência e zelo.

  • FUNDAÇÃO E SEUS PRIMEIROS ANOS

    A história de criação do Clube Comercial começou no dia 28 de abril de 1912, na loja A Revolucionária, em Passo Fundo, sob a Presidência de Jacob Theis, que em reunião expôs a necessidade da fundação de um clube comercial destinado a congregar a classe comerciária.

    Assim nasceu o Clube Comercial, sob a Presidência de Arthur Shell Issler e seu Vice-Presidente, Gabriel Bastos.

    Em 1916 surgiu a ideia de unir o Clube Comercial ao União Sport Clube, o que permitiu a Passo Fundo uma sociedade mais completa, autorizando também a construção de um edifício para sediar esse Clube. A fusão ocorreu em outubro daquele ano e proporcionou uma nova era, nomeada Clube União Comercial.

  • DÉCADA DE 20

    Década que projetou a construção da sede própria na Avenida Brasil inaugurada em 1928, sob a Presidência de Pedro Júlio Garcia.

    Por isso, os primeiros anos do Clube Comercial foram promissores e traçaram sua existência e seu futuro.

  • DÉCADA DE 30

    Com sede própria, o Clube Comercial marcou essa década com grandes eventos sociais oferecidos à sociedade passo-fundense.

    Bailes carnavalescos, as belas festas, Bailes Burlescos, Vesperais Dançantes para os jovens, Baile da Pelúcia e Baile da Primavera que ficou conhecido como Baile Branco do Clube Comercial por iniciar as eleições de senhoritas com mais de 16 anos para Rainha da Primavera. A 1ª foi Eloysa Rodrigues.

    Em 1934, Ondina Marques foi a primeira coroada como Rainha do Clube Comercial.

    Além das festividades, o Comercial ainda contribuiu com Passo Fundo pelo papel social constante e pela Biblioteca do Clube Comercial que, em 1935, ofereceu uma variedade de obras para seus associados.

  • DÉCADA DE 40

     

    Década de Noites de Inverno, um baile social de sucesso promovido pelo Clube, de reformas para melhor receber a sociedade de Passo Fundo e beneficiar os associados.

    Em 1943 foi possível conquistar a transferência de uma área de terra para o Clube Comercial, sendo regulamentada a situação da escritura do terreno da Pelouse de Tênis.

    Devido à falta de energia que a cidade vinha enfrentando em 1945, o Clube adquiriu um motor para a iluminação da sede.

    Em 1948 foi aprovada a mudança da escada que dá acesso ao salão inferior e na sua inauguração foi eleita como Rainha do Clube Comercial a Senhorita Therezinha Pretto.

  • DÉCADA DE 50

    Década marcada pelo esporte e Rainha do Carnaval.

    Em 1951, foi realizado um Torneio de Tênis, organizado pelo Departamento de Tênis do Clube. O evento recebeu equipes representativas dos municípios de Marcelino Ramos, Erechim, Guaporé e Carazinho. Em 1952 aconteceu o Torneio Naldomiro Graeff, também promovido pelo Departamento de Tênis do Clube.

    No baile de 23 de fevereiro de 1952, foi coroada a Srta. Mary Nelsa Castro como Rainha do Carnaval do Clube Comercial.

    O Vesperal Dançante coroou a menina Maria Kozma Rainha do Carnaval Infantil.

    Visando aprimorar a estrutura da sede para os associados, foi aprovada a ampliação do atual edifício do Clube Comercial em dezembro de 1954.

  • DÉCADA DE 60

    Em janeiro de 1965, o Clube Comercial inaugurou seu Departamento de Piscinas situado na Rua Bento Gonçalves, esquina com a Rua Carolina Vergueiro, na Vila Vergueiro, em Passo Fundo. Nesse mesmo ano, foi eleita a primeira Rainha das Piscinas, a Srta. Ana Maria Almeida.

    No ano de 1966, o Xadrez Clube Passo-Fundense passou a ser Departamento de Xadrez do Clube Comercial, sob a supervisão do consócio Herculano Annes.

    Em 1968, o Clube concedeu seu salão de festas para a realização do baile da escolha da Miss Passo Fundo, no qual foi eleita Elizabeth Finardi, que também era Rainha do Clube Comercial de 1968/1969, e mais tarde foi a Miss Rio Grande do Sul recebida em Passo Fundo com baile no Clube Comercial.

  • DÉCADA DE 70

    Ao longo destes anos, o Clube Comercial teve realizações não só no âmbito social como também, promovendo a cultura e os esportes em prol de Passo Fundo. As obras realizadas em 70 tiveram como objetivo proporcionar mais bem-estar e conforto aos associados.

    Em 1970, um Baile de Despedida celebrou o último baile do Clube naquele salão Social que foi demolido em novembro daquele ano pela Construtora Gaúcha, empresa também responsável pela construção do restante da nova sede Social.

    Década em que o Clube viveu uma fase de grandes promoções e trouxe a Passo Fundo grandes ídolos da música brasileira, como Cláudia Barroso e Jair Rodrigues. Também promoveu o famoso Baile das Debutantes, em 1979, para o qual o Presidente, Diógenes Michelin, trouxe o ator Toni Ramos como apresentador oficial das debutantes.

  • DÉCADA DE 80

    Em 1980, o Clube Comercial resgatou seu tradicional Baile de Carnaval, fazendo com que seus associados revivessem os carnavais anteriores e contribuíssem com a história de Passo Fundo, através dos Concursos de Fantasias e os Blocos Carnavalescos animadíssimos.

    No Baile de Aniversário do Clube de 69 anos foram inauguradas a Sala da Presidência do Clube Comercial e a Galeria de Fotos dos ex-presidentes, contando com a participação da Diretoria, de autoridades e de sócios convidados para o ato solene. Ainda nesse mesmo ano, foi inaugurada a Cancha de Tênis, construída em sua sede Náutica, onde foi promovida uma competição regional entre as cidades de Erechim, Getúlio Vargas, Carazinho, Passo Fundo e Ibirubá, com o objetivo de integrar tenistas da região.

    Foi realizada, também, a 1ª Olimpíada do Clube Comercial, dirigida e executada pelo professor de Educação Física, Renato Justi.

    Em 1982, foi inaugurada a iluminação na Quadra de Tênis da Vila Vergueiro com um Torneio entre duplas. Na data, o Clube prestou uma homenagem especial ao Dr. Rômulo Cardoso Teixeira e sua esposa, Sra. Arlinda Teixeira, pelo prestígio ao Clube em todas as suas promoções e, em especial, pela dedicação à prática constante do esporte. Também, por essa razão, a Diretoria resolveu que o Torneio de Inauguração da Quadra fosse nomeado Torneio Rômulo e Arlinda Teixeira. Na entrega das premiações, foi eleita a Rainha das Piscinas de 1982, Srta. Regina Moreira.

    Para comemorar os 70 anos do Clube foi realizado um Torneio de Tênis, que reuniu 32 tenistas vinculados às Federações Paranaense, Catarinense e Gaúcha de Tênis em Passo Fundo, e Baile Comemorativo. Estiveram presentes 22 ex-rainhas e, no mesmo dia, também foi eleita a nova Rainha do Clube Comercial de 1982, Srta. Sandra Rosana Maciel.

    Em 1983, o Torneio de Interclubes de Tênis em Carazinho, contou com a participação de seis equipes das cidades de Carazinho, Palmeiras das Missões, Passo Fundo e Ijuí. O Clube Comercial de Passo Fundo conquistou o título de campeão. Ainda nesse ano, o Clube proporcionou melhorias no campo de Futebol 7, construiu um paredão para o Departamento de Tênis e instalou uma tabela de basquete.

    Em 1988, foi aprovada pela Diretoria uma Comenda do Passo e o projeto da criação de um regulamento para que esse vento fosse anual e fizesse parte do Calendário Social do Clube Comercial.

    Ainda em 1988, a Sala de Jogos recebeu o nome de Sala de Jogos Plínio Rosseto, proposta aprovada por unanimidade devido aos inestimáveis serviços prestados pelo Plínio ao Clube.

    No dia 9 de abril de 1988 uma movimentação inédita marcou a data, com 553 associados que compareceram  na realização da eleição para renovação de 1/3 do Conselho Deliberativo. Na data foi vencedora a chapa 1 com diferença de 243 votos, sendo 398 para chapa 1 e 155 para a chapa da situação.

     

  • DÉCADA DE 90

    Com o intuito de intensificar ainda mais a vida social do Clube e também da cidade, o ano de 1990 ficou marcado pela Comenda Avenida 373, a qual foi organizada por grupos de casais que deram continuidade nos anos seguintes.

    Em 1992, foi adquirida a Sede Campestre, iniciando suas obras em 1993.

    Em 1994, na Sede Social, houve a construção da nova Secretaria do Clube e na Sede Campestre, a execução da terraplanagem para todo o complexo esportivo e a construção de três quadras de tênis de saibro, além da caixa d’água para abastecimento de todas as sedes.

    Ainda em 1994, aconteceu a 1ª Comenda Jovem do Clube Comercial, evento com pleno êxito em virtude da participação de 420 associados e convidados.

    O Carnaval de 1995 contou com a participação extremamente significativa de associados, sendo um dos melhores dos últimos tempos do ponto de vista social. Foram Rainhas do Carnaval do Clube Comercial: Srta. Milena Ferron, Sílvia Gomes (Juvenil) e Valentina Machado (Infantil). Nove blocos carnavalescos também participaram dessa folia.

    Ainda em 1995, o Hall e a escadaria da Sede Social foram reformados. Na Sede Campestre, foram concluídas as obras do pórtico, dos campos de futebol 7, das duas quadras de vôlei de areia e da quadra esportiva.

    Em 1996 aconteceu a Gincana “Se Meu Fusca Falasse” com baile realizado no dia 23 de novembro. Também foi entregue a obra das piscinas da Sede Campestre. Em 1998 foi reinaugurada a piscina da Sede Vergueiro.

  • DÉCADA DE 2000

    No ano de 2002, o Clube Comercial esteve em obras para a mudança da fachada do Clube, com o intuito de valorizar a entrada principal, onde foram reaproveitados os espaços vazios para construir quatro lojas para locação e trazer uma nova fonte de receita para futuros investimentos no Clube.

    Ainda em 2002, iniciaram as obras para a construção da Piscina Térmica e Saunas na Sede Vergueiro. Essas estruturas oportunizaram aos associados mais opções de lazer.

    Em 2006 iniciou a construção das lojas e atualização do Logotipo do Clube.

    No ano de 2007 foi realizado o 1º Encontro de Futsal para as crianças e adultos em comemoração aos 95 anos do Clube e a 1ª Copa Amizade de Natação pelos 4 anos de fundação da Piscina Térmica.

    Em 2015, o Clube Comercial conta com mais de 4.000 sócios titulares que frequentam e encontram nessa agremiação seus momentos de esporte, lazer e convívio social.

    O Clube Comercial é uma das maiores e melhores entidades sociais do norte do Rio Grande do Sul e conta, atualmente, com 3 sedes: Social, Vergueiro e Campestre. Esse conjunto foi criado e idealizado pelos seus fundadores e cresceu por meio de todos os Presidentes, Diretores, Conselheiros e Colaboradores que já passaram pela sua história.

    A continuidade de ideais e projetos proporcionam o que há de melhor para os associados e contribuem para o crescimento e prestígio de Passo Fundo. Os Sócios são o principal motivo da busca constante pelo LAZER, ESPORTE e CONVÍVIO SOCIAL desse Clube.

  • Baile de Aniversário de 107 Anos do Clube Comercial de Passo Fundo.

    No dia 04 de maio de 2019, sábado, será realizado o Baile de Aniversário de 107 anos do Clube Comercial, […]

    Ver mais
    Clube Comercial - Passo Fundo RS
    GroupMy - Interatividade e Inovação para sua Empresa!